WORKSHOP: Criação com COLAGEM
IMAGEM das imagens - Identidade
É próprio do Ser Humano Sair de Si e voltar a Si - Uma viagem de autoconhecimento & transformação.
A TÉCNICA de COLAGEM foi muito utilizado por artistas:
Cubistas - Futuristas - Dadaístas - Surrealistas
O Processo Arte-Terapêutico desenvolve, explora e expande esta técnica artística de modo muito criativo, divertido e responsável. O uso da linguagem simbólica no diálogo entre o criador (quem faz), a criação (imagem de imagens) e terapeuta (quem testemunha e apoia de forma securizante quem cria) potencia autoconhecimento a quem se entrega a este processo. Todo o percurso do processo criativo, desde o início, meio e fim visa alcançar as transformações desejáveis para vivências mais criativas, gratificantes e saudáveis.
A proposta deste workshop serve o propósito de resgatar o lúdico da vida, perdido algures no tempo. O espaço de brincar é tão importante para a criança, quanto para o adulto. As pessoas que assumem excessiva responsabilidade na vida e não se dedicam a atividades de lazer, não se permitem aliviar tensões inerentes a esse desgaste constante que pode entristecer e até adoecer. Esquecem a importância de atividades prazerosas que dão à existência um sabor gratificante e revitalizante.
Diverte-te a rasgar, cortar, fragmentar e a articular elementos díspares de imagens.
Depois, através da colagem podes estruturar, reordenar e simplificar formas. A imagem das imagens podem assumir novos significados e valores.
Ousa provocar a tua imaginação criadora e permite-te promover jogos de estranheza e/ou familiaridade relacional, entre ideias e vivências.
Podes entrar em contato com o contraditório ao deslocares imagens do seu contexto habitual e experienciares algo de novo que te permitem saber mais acerca de ti.
Podes associar à imagem o poder da palavra e sentires-te inspirado para poetizar o banal.
Esta técnica pode assumir um carácter lúdico e apropriares-te igualmente da poética instintiva para consciencializares o que é ilusório e o que é real.
O nosso lado criança coabita no adulto que somos e nesta união a sensibilidade está mais presente, deixamo-nos surpreender pelo inesperado, pelo carácter lúdico imprevisível de um jogo que nos desafia a ativar capacidades de improvisação para revelar partes de nós que nos são desconhecidas, ao integrá-las permite-nos sentir mais plenitude, integridade e responsabilidade na aceitação de quem somos.
Lourdes Vila Viçosa Maneta