WORKSHOP: Criatividade
A Arte está na base da Educação & Desenvolvimento Humano.
Através da Arte-Terapia podes potenciar a tua criatividade. Podes expandir a tua real expressão, através de: Desenho, Pintura, Colagem, Criações em Barro, Mitos, Contos, Poesia, Representação...
Queres tornar-te mais criativo?
Desenvolve estes atributos básicos:
Originalidade (Sensibilidade)
Resiliência & Persistência (Atenção e concentração)
Independência & Intuição (Autonomia e imaginação)
Sensibilidade + Atenção + Imaginação + Autonomia (S+A+I+A) = Ação em constante transformação para adequação à realidade e à dinâmica da vida!
Sai de ti, apreende, e volta a ti transformado!
1 – Originalidade
1.1
Um ser criativo é pela originalidade que se distingue e afirma a sua singularidade.
Ideias próprias criam imagens distintas, situações inéditas e soluções inesperadas. Um comportamento pessoal assumido pode colocar em acusa hábitos, convenções, códigos e sistemas de pensamentos, sentimentos, intuições, sensações e consequentemente realiza mais ações assertivas.
2 – Resiliência & Persistência
2.1
Um ser criativo tem capacidade para trabalhar em condições adversas, solucionar dificuldades e superar frustrações através do processo: S+A+I+A= ação transformadora. É uma inquietação que não paralisa e sim impulsiona esforços para criar, realizar, solucionar e expandir.
3 – Imaginação & Autonomia
3.1
Um ser criativo é independente por ter a capacidade de exercer autocrítica exigente e confiar no valor das próprias ideias. É Autoconfiante & Responsável. Sente empenhamento pelo que pensa, diz, sente, cria, realiza e soluciona. O próprio, sente-se como a melhor pessoa que pode responder à sua forma de estar no mundo.
É intuitivo por sentir que adere ao que o realiza. As suas criações proporcionam-lhe alegria à priori e realizando-as sente-se revitalizado, não por um raciocínio analítico e distanciado = recurso á posteriori. Repele o que lhe desagrada numa reação espontânea por via da sensibilidade em consonância com os conteúdos psicológicos de Discernimento & Bem-Estar.
4 – Ação Transformada
4.1
Assim, um ser criativo considera-se sensível, atento, imaginativo e autónomo perante as suas experiências, dando atenção às experiências dos outros.
É capaz de observar, escutar, interpelar e dialogar com pessoas diversas sobre importantes questões existenciais, respeitando-se e respeitando, no que é comum e diferente.
Aceita ou põe em causa convenções, postula novas formas, vocábulos e integra a pluralidade de métodos e abordagens. A imaginação é a rainha das faculdades – sonda a linguagem dos sonhos no trabalho do subconsciente e é capaz de fazer livres associações de ideias, imagens e objetos.
Aprende com a narrativa de mitos, alegorias, metáforas, contos, lendas e símbolos. Nestas narrativas e linguagens diversas encontra representações. Nas vivências encontra significados, valoriza e atualiza a sua história pessoal e dá um sentido à vida aceitando-a no Todo que é.
Lourdes Vila Viçosa Maneta