top of page

WORKSHOP: Criação com PINTURA


PINTURA

A pintura como técnica utilizada em Arte-Terapia possibilita a sensação de experienciar a liberdade no encontro com um suporte em branco. Este pode ser uma simples folha de papel, uma tela, um pedaço de madeira, tecido, pele... pode ir até onde a tua imaginação te levar.


No suporte podes projetar tintas que te convidam a traçar linhas retas ou curvas, estruturar pontos e pontes entre formas definidas. Podes ainda dar-te a oportunidade de fazeres emergir, simplesmente, manchas indefinidas de cor.


As cores estão relacionadas com as emoções de quem faz e cria. As tonalidades escolhidas e trabalhadas, em cada momento, evocam os sentimentos que estão mais presente na sua vida.


A pintura também desperta a sensação de liberdade e/ou constrangimento à pessoa que experimenta criar com um conjunto de cores. As várias tintas exigem tomadas de decisão, escolhas entre elas: qual vai primeiro e qual fica à espera da sua vez? Podem utilizar pincéis entre outros utensílios para estimular a abertura de caminhos e neles observar a manifestação de formas, volumes, texturas - histórias que se contam num diálogo de cores em diversas tonalidades.


Este processo pode desempenhar um papel revelador de inquietações e/ou relaxamento, já que o indivíduo é livre para vivenciar as suas emoções, sensações e consciencializar formas diversas de expressar e nomear o seu sentir.


Os recursos técnicos e artísticos podem ser orientados, com um tema livre ou direcionado, e sugeridos: pintura com os dedo; pintura com pincel; pintura com rolo; pintura com espátula; montagem de tintas naturais com terra, cola e outros materiais; impressão com moldes... existem muitos modos de criar.


O processo criativo dá-nos a oportunidade de experienciar relações entre o nosso ser, estar e fazer, o material e a técnica, num percurso de linguagem artística e simbólica com início, meio e fim – é um ensaio laboratorial precioso para conhecer e vivenciar o nosso mundo interno a manifestar-se no mundo externo. A criação é um excelente registo que se perpetua no tempo, sempre pronto para dar notícias do criador.


Os participantes são convidados a trazer os seus próprios materiais tais como: rolhas de cortiça, cotonetes e quaisquer outros elementos escolhidos por si; cores primárias (amarelo, vermelho e azul) e branco; folhas A4, A3, e outros suportes opcionais; papel para limpeza.


Inscrições até dia 15-5-17 para: lurdesmaneta@hotmail.com

Clica aqui para saberes mais sobre o workshop.


Lourdes V.V. Maneta

11/5/17


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page