Workshop com Barro: Coragem Totem
ARTE-TERAPIA: WORKSHOP - CRIAÇÃO COM BARRO
A Coragem Totem - Energias Guerreiras. Esta é a proposta para a Criação com Barro neste Workshop. A simbologia inerente é de agradecimento ao nosso corpo como expressão da nossa alma e à terra por nos revelar a sua força e beleza numa explosão de cores primaveris. A natureza cria e o ser humano reconhece-se nela.
CORAGEM TOTEM
A coragem totem é poder pessoal, é a aceitação de si, é o reconhecimento de ser quem é. Não é poder sobre o outro, ou poder relacionado com valores materiais.
Coragem tem a sua raiz na origem da palavra (francesa: coeur e latina: coraticum, derivado de cor, “coração”) coração, não o físico, sim o lugar dos sentimentos. Quem vive a coragem do seu sentir, tem o poder de agir em consonância com o seu próprio espírito.
É respeito e honra no verdadeiro sentido da auto–estima e confiança.
É a qualidade de um ser que toca os outros com o coração e permite-se na liderança, na realização, no sucesso e encoraja nos outros a realização pessoal.
Coragem pode definir-se por bravura, moral forte perante o risco e o perigo.
É firmeza de espírito para enfrentar situações emocionalmente ou moralmente, difíceis. Refere-se à qualidade de quem tem grandeza de alma, nobreza de caráter e hombridade.
A coragem nos seus quatro pressupostos:
1 - O ânimo e força - Vitalidade, pode entender-se por saber enfrentar a vida de peito aberto na superação daquilo que se apresenta desconhecido e causa embaraço - o que é temido;
2 - A determinação relaciona-se com a atitude com que se quer estar na vida. Exige firmeza nas tomadas de decisões sobre os caminhos a percorrer e que se consideram importantes para seguir os sonhos, desejos e necessidades. A tenacidade com que se abraça a constância dos ideais fazem parte de todo o processo e percurso na viagem que é a vida.
3 - A ousadia está intimamente ligada a uma certa insolência, no sentido de atrevimento. Habita dentro de cada ser e requer desenvolvimento para abraçar e desbravar terrenos... vencer obstáculos e fazer cair barreiras oponentes aos desafios que a vida nos lança. É uma proposta de superação para alcançar o nosso propósito de vida. George Clemenceau diz: “Só triunfam os que se atrevem a atrever-se.”
4 - A Integridade - Hombridade, revela-se na dignidade, no respeito, no brio e na grandeza com que abraçamos os nossos projetos e um sentido para vida: amor-próprio e autocuidado para cuidar de quem nos ama e de quem amamos, e compreender o que nos rodeia.
TOTEM
A palavra totem é um termo algonquino - indígena (Canadá e USA) e o seu verdadeiro significado é o guardião pessoal, o poder tutelar que pertence a cada indivíduo.
É muitas vezes representado (na sua medicina-fetiche) por pinturas em vestes ou objetos pessoais, na forma de retrato ou símbolo.
ALEC (1962) refere que: “em nenhum caso é hereditário ou genealógico e nada tem a ver com a organização social da tribo ou do clã... Não há qualquer relação entre o totem assim concebido e o fenómeno social do Totemismo, tal como se fala dele correntemente” (IN, Jean Chevalier & Alain Gbeebrant, Dicionário dos Símbolos, Editora Teorema, 1982).
Lourdes V.V. Maneta